
Bateu um desconforto, mas não sabe o que é bom para dor de estômago? Calma, você clicou no artigo certo!
A dor de estômago é um sintoma comum a várias doenças gastrointestinais e pode ser um sinal agudo e passageiro ou causar episódios frequentes1.
Por isso, observar, manejar e tratar com orientação médica, quando necessário, é a melhor estratégia para evitar que um problema de saúde evolua.
Continue no artigo e conheça as principais causas, o que é bom para aliviar e evitar o desconforto e os remédios indicados no tratamento.
Resumo:
- A dor de estômago é um sintoma gastrointestinal comum, mas que pode preocupar se acompanhado de outros desconfortos2.
- As principais causas da dor são doenças, como gastrite, gastroenterite, refluxo e úlcera gástrica, ou má digestão e uso frequente de remédios AINES6.
- Na lista do que é bom para dor de estômago estão: refeições leves, boa hidratação, massagem abdominal e compressas de água morna8,9,10,11,12.
Boa leitura!
O que é dor no estômago?
A dor no estômago é um sintoma que atinge a parte superior do abdômen e tem relação com diversos distúrbios gastrointestinais, como gastrite, úlcera péptica e gástrica, refluxo e gastroenterite2.
Como é um sinal pouco específico, a conduta geral da maior parte das pessoas é tratá-la pontualmente. Porém, observar outros sinais que acompanham a dor é determinante para buscar atendimento médico2.
Por exemplo, dor aguda e intensa acompanhada de variação da pressão, sudorese, confusão mental e inchaço no abdômen são sinais de alerta para ir direto ao atendimento de emergência2.
Quando o sintoma não progride rapidamente, o tratamento caseiro ajuda a manejar o sintoma e aliviá-lo com segurança.
Quais são as causas para dor no estômago?
As principais causas para a dor no estômago são:
- gastrite3;
- gastroenterite4;
- má digestão5;
- pancreatite aguda6;
- refluxo6;
- úlcera gástrica6;
- uso constante de anti-inflamatórios6.
Saiba mais sobre cada quadro a seguir.
Gastrite
A gastrite é uma causa frequente e bastante comum para dor de estômago. A infecção pela bactéria H. pylori, consumo exagerado de bebidas alcoólicas e medicamentos inflama a mucosa gástrica, o que dificulta a digestão3.
Além da dor, o quadro causa eructações frequentes, náusea e mal-estar no corpo. O tratamento inclui medicamentos e alterações profundas na dieta3.
Leia também >>> O que é bom para gastrite? 5 dicas para evitar sintomas
Gastroenterite
A gastroenterite afeta estômago e intestino e causa dor abdominal, diarreia, dor de cabeça e vômito. Os principais agentes responsáveis pela inflamação são vírus, bactérias e intoxicações alimentares4.
O quadro é passageiro e tratado em casa com hidratação corporal (água e soro caseiro), remédio e alimentação leve4.
Má digestão
A má digestão causa dor de estômago, principalmente após refeições fartas, o que dilata a barriga e dificulta a digestão5.
O excesso de alimento irrita a mucosa estomacal e causa inchaço abdominal, refluxo, gases. O sintoma passa em poucas horas, mas sentir esse desconforto frequentemente é um sinal de alerta5.
Refluxo ácido
Além de dor no estômago, o refluxo ácido causa queimação e regurgitação, pois o conteúdo gástrico (rico em ácido) retorna para o esôfago e deixa um gosto amargo na boca6.
A condição tem tratamento, feito com medicamentos prescritos por um médico e mudanças na rotina alimentar6.
Uso constante de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs)
O uso frequente de anti-inflamatórios não esteroides, como ibuprofeno e ácido acetilsalicílico, sensibiliza a parede interna do estômago e diminui a proteção natural contra o ácido gástrico6.
Por isso, é fundamental ter cuidado ao usar esse tipo de remédio e, principalmente, evitar a automedicação por longos períodos e só tomá-los antes ou depois de uma refeição6.
Úlcera gástrica
A úlcera gástrica surge da complicação de quadros de gastrite e infecção por H.pylori sem tratamento. A dor de estômago é forte e acompanhada de queimação e sensação de fome, mesmo alimentado6.
O desconforto é maior 2 horas após a alimentação ou após muitas horas de estômago vazio, como pela manhã. O tratamento inclui remédio e ajustes na dieta6.
Pancreatite aguda
Nos casos de pancreatite aguda, a dor de estômago irradia para as costas. A intensidade do sintoma é mais intensa, o que vai chamar a atenção, principalmente associado a sintomas, como perda de peso sem motivo aparente e amarelamento da pele e branco dos olhos6.
O que é bom para dor de estômago?
Agora que você sabe as causas, está se perguntando o que é bom para dor de estômago, certo? Confira as dicas a seguir:
- Fazer refeições leves: a alimentação seguinte a um episódio de dor deve ser leve (alimentos cozidos e grelhados), com pouca gordura e rica em fibras8.
- Reforçar a hidratação: beber bastante água é um item importante da lista do que é bom para a dor de estômago, pois ajuda na digestão e absorção de fibras, melhora o trânsito intestinal e previne a desidratação9.
- Massagear o abdômen: fazer uma automassagem leve na região abdominal é bom para dor de estômago. Faça movimentos circulares da direita para a esquerda, sentido do trânsito intestinal, sem usar a força, e sinta o alívio10.
- Beber chá anti-inflamatório: os chás são uma dica fácil do que é bom para a dor de estômago. As plantas com propriedades anti-inflamatórias, como camomila, hortelã e manjericão, auxiliam na digestão e no funcionamento do intestino11.
- Relaxar com uma compressa de água quente: uma bolsa ou toalha quente relaxa a musculatura abdominal, por isso, é uma dica do que é bom para dor de estômago. Evite apenas o contato direto com a pele para não se queimar12.
Como aliviar a dor no estômago rapidamente?
Uma dica para aliviar a dor no estômago rapidamente é deitar de costas na cama ou em um colchão/tapete para ioga e dobrar as pernas até o joelho alcançar o peito. Mantenha a posição por alguns seguros e balance o corpo de um lado para o outro7.
Essa posição reduz a pressão no estômago, libera o excesso de gases e alivia a dor7.
Qual é o melhor remédio para dor no estômago?
Os tipos de remédio para dor no estômago indicados pelos médicos são antiespasmódicos, analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos (nos casos de infecção)6.
Outras categorias utilizadas no tratamento são antiácidos, inibidores da bomba de prótons, anti-histamínicos H2 e procinéticos6.
A definição do que é bom para dor de estômago em relação a medicamento depende da causa. Então, se o sintoma é frequente e surge com outros desconfortos, procure orientação médica para investigar a causa.
Estomazil serve para dor no estômago?
Estomazil serve para a dor no estômago se o desconforto estiver relacionado a causas digestivas, como a má digestão, azia e queimação13.
O medicamento atua como antiácido e auxilia no alívio do mal-estar por meio da neutralização do ácido gástrico, devido a rápida solubilidade do bicarbonato de sódio presente na fórmula. Assim, a ação é imediata e eficaz13.
Quer uma solução para ter sempre à mão? Conheça Estomazil sachê, disponível nos sabores abacaxi, guaraná, laranja e sem sabor3.
Estomazil. bicarbonato de sódio, carbonato de sódio e ácido cítrico. Indicações: alívio da azia, má-digestão e mal-estar, medicação antiácida. MS 1.7817.0039. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Dezembro/2024.