
Após saborear um belo prato no restaurante que você planejava almoçar há semanas, o seu estômago reclamou? Nesses momentos, um efervescente para azia (também chamada de pirose) pode aliviar o desconforto rapidamente.
Porém, qual a mágica que esse pozinho tem para reduzir a queimação e a má digestão tão rápido?
Quer entender para que serve, como age e como tomar um efervescente para azia corretamente? Continue no artigo e confira as informações completas.
Resumo:
- O efervescente para azia é um medicamento em pó com ação antiácida que age diretamente no estômago1.
- Os pós efervescentes servem para o tratamento da azia (acidez e queimação estomacal), dispepsia (sintomas de má digestão) e mal-estar1.
- Os efervescentes agem na neutralização do ácido gástrico no estômago, o que alivia os sintomas gastrointestinais desagradáveis1.
Boa leitura!
O que é efervescente para azia?
O efervescente para azia é um medicamento em pó com ação antiácida que age diretamente no estômago para aliviar sintomas, como pirose e má digestão, causados pelo excesso de ácido gástrico1.
A efervescência é o resultado da reação química que forma bolhas de gás quando os pequenos grânulos se misturam a um líquido, por exemplo, a água2.
A medicina utiliza esse mecanismo de ação desde o século XVIII. Posteriormente, os produtos efervescentes apareceram nos livros oficiais como pós efervescentes compostos2.
Os remédios com essa apresentação se popularizaram no mercado ao longo dos anos tanto pela eficiência na ação quanto pela apresentação em dose única, que é fácil de preparar e ingerir2.
Um exemplo é o Estomazil sachê, uma das apresentações da marca, comercializada em dose única de 5g para consumo com água, o que garante eficácia imediata contra azia, má digestão e estufamento.3
Composição
Os produtos com ação efervescente para azia passam pela carbonatação, um processo químico que adiciona dióxido de carbono (CO2) a uma mistura. Assim, potencializam a fermentação natural e, consequentemente, a efervescência2.
A escolha dos ingredientes para medicamentos efervescentes depende tanto da exigência do processo de fabricação quanto da necessidade de fazer uma preparação que se dissolva em água2.
Os ingredientes necessários são pelo menos um ácido e uma base. A base deve liberar dióxido de carbono após a reação com o ácido2.
Os principais ácidos utilizados são o ácido tartárico e o ácido cítrico, e as bases incluem carbonato de sódio, bicarbonato de potássio e bicarbonato de sódio2.
Para que servem os efervescentes?
Os pós efervescentes servem para diversas finalidades, como antiácidos, analgésicos e remédios para tosse ou resfriado4.
Como o nome indica, o efervescente para azia combate esse sintoma, que, na maioria dos pacientes, é leve, não frequente (menos de duas vezes por semana), descontínuo ou episódico5.
O desconforto provoca uma sensação de queimação no estômago que sobe da área abaixo do peito e, frequentemente, provoca gosto amargo na boca, quando acompanhado de refluxo ácido5.
A azia começa aproximadamente duas horas após a ingestão de alimentos. Geralmente, o sintoma se intensifica ao se deitar, curvar ou consumir bebidas e comidas específicas, como álcool, frutas cítricas, pratos gordurosos e grandes refeições5.
Além da pirose, os efervescentes com ação antiácida servem para aliviar os sintomas da má digestão, como:
- sensação de permanência prolongada dos alimentos no estômago (plenitude pós-prandial)5;
- saciedade precoce5;
- dor epigástrica (parte superior do abdômen)5;
- queimação/desconforto na região do tórax5.
Os hábitos alimentares e de vida (ex: fumar) influenciam o aparecimento da azia e má digestão, pois as células secretoras de ácido do estômago são sensíveis a alguns alimentos e substâncias, que desregulam a secreção e aumentam a acidez5.
Como os efervescentes agem no estômago?
Para entender como o efervescente para azia age no estômago para aliviar o sintoma, vamos voltar às aulas de química do ensino médico e relembrar a função dos ácidos e bases6.
A efervescência é o resultado de uma reação ácido-base simples. Quando uma solução ácida (pH menor que 7) e uma básica (pH maior que 7) interagem, acontece uma reação para neutralizar as propriedades ácidas e básicas, o que produz um sal (tem pH neutro = 7)6.
O ácido usado com mais frequência em formulações efervescentes é o ácido cítrico devido à boa solubilidade em água e custo-benefício6.
Outras opções de ácidos são o tartárico, málico, fumárico e adípico. Porém, são mais caros ou têm baixa solubilidade em água comparado ao ácido cítrico6.
A fonte de base preferida para os efervescentes para azia é o bicarbonato de sódio, que também tem baixo custo, alta solubilidade e ótimo potencial de reação6.
Então, quando o ácido cítrico e o bicarbonato de sódio se misturam na água, a reação libera dióxido de carbono, o que forma a efervescência/bolhas6.
Vale ressaltar que a água é fundamental para iniciar a reação. Sem o líquido, os ácidos ou bases não se dissociam e a reação não começa6.
Dessa forma, o efervescente para azia age localmente no estômago e neutraliza o excesso de ácido gástrico liberado devido ao volume ou tipo de alimento consumido, o que melhora o processo digestivo6.
Pode tomar efervescente todos os dias?
O efervescente para azia não é um medicamento para uso diário. Se utilizado por mais de duas semanas, causa efeito rebote. Ou seja, em vez de aliviar, os sintomas se intensificam7.
Outros efeitos são: hipercalcemia, insuficiência renal e alcalose metabólica. Essas condições provocam náuseas, vômitos, dor de cabeça, confusão mental e anorexia7.
Como aliviar a azia imediatamente?
A solução mais rápida é tomar um efervescente para azia da forma correta. A dose de Estomazil, por exemplo, é de um envelope de 5 g diluído em água. Deixe completar a efervescência e beba de uma vez só3.
Se necessário, administre a segunda dose duas horas após a ingestão da primeira3.
Lembre-se: não ultrapasse dois sachês por dia. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica3.
Acesse o site de Estomazil e veja onde comprar on-line.
Estomazil. bicarbonato de sódio, carbonato de sódio e ácido cítrico. Indicações: alívio da azia, má-digestão e mal-estar, medicação antiácida. MS 1.7817.0039. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Dezembro/2024.