
Antes de usar qualquer medicamento, é fundamental entender o que é para que serve. Neste artigo explicamos sobre o uso do antiácido.
O ácido gástrico é o responsável por diversos distúrbios estomacais e, consequentemente, pelos desconfortos causados. Daí a necessidade de reduzir sua quantidade no estômago para aliviar os sintomas1.
Boa leitura!
Resumo:
- O antiácido é uma categoria de medicamento indicada para o tratamento da acidez e queimação estomacal, sintomas de má digestão e mal-estar no corpo4.
- Os principais tipos de substâncias antiácidas encontradas no mercado são: bicarbonato de sódio e carbonato de sódio, hidróxido de alumínio e hidróxido de magnésio1.
- Estomazil age diretamente no estômago para o tratamento da azia, sintomas de má digestão e mal-estar4.
O que é antiácido?
Os antiácidos são medicamentos que aliviam a azia, a queimação e a indigestão por meio da neutralização e redução do nível de acidez no estômago. O remédio interrompe a ação da enzima pepsina, ativada pelo suco gástrico, que decompõe os alimentos na digestão2.
Por ser um medicamento de venda livre, essa classe farmacológica tem bastante relevância no mercado. Isso faz com que o autoconsumo seja bastante comum3.
A categoria dos antiácidos inclui bicarbonato de sódio, carbonato de cálcio, compostos de alumínio e magnésio. Cada opção tem uma potência, taxa de absorção, tempo de ação, efeitos e interações medicamentosas especificas5.
Leia também >>> Principais sintomas de indigestão + o que é bom para aliviá-los?
Para que serve o antiácido?
O antiácido serve para aliviar episódios curtos e eventuais de hiperacidez no estômago e como medicamento auxiliar no tratamento em longo prazo de distúrbios gástricos, como úlcera péptica, gastrite e de refluxo gastroesofágico5.
Vale destacar que o antiácido não trata dessas condições de saúde, apenas complementa o protocolo, quando necessário5.
Quando o uso desse tipo de medicamento é frequente, pode ser sinal de alguma doença funcional ou até mesmo dependência psicológica5.
Como o antiácido age no estômago?
O antiácido tem ação local. Ou seja, o medicamento neutraliza o ácido gástrico secretado e eleva o nível de pH do estômago, especificamente, para ficar menos ácido. Assim, melhora a digestão de alimentos difíceis6.
O mecanismo de neutralização da acidez varia entre os tipos do remédio, e cada um tem um mecanismo diferente, mas com o mesmo objetivo final de reduzir a quantidade de ácido6.
Confira como os três principais tipos de substância agem:
Bicarbonato de sódio e carbonato de cálcio
O bicarbonato de sódio e carbonato de cálcio são dois antiácidos mais potentes para o alívio rápido da azia, má digestão e estufamento de curta duração, indicados para uso ocasional1.
Um exemplo de antiácido com essas substâncias é Estomazil efervescente, que ainda tem ácido cítrico na fórmula4.
Assim como os demais medicamentos da categoria, as reações adversas acontecem apenas com o uso excessivo ou em pacientes com deficiência no sistema renal4. Os efeitos comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes) são:
- retenção de líquidos ou desidratação4;
- rebote ácido (reincidência do incômodo)4;
- gases4;
- distensão gástrica (soluço, refluxo)4;
- cólicas abdominais4;
- náuseas4;
- vômitos4;
- prisão de ventre ou diarreia4;
- cálculo renal (pedra nos rins)4;
- alcalose metabólica (alteração dos fluidos corporais) em pacientes predispostos4.
Hidróxido de alumínio
O hidróxido de alumínio é uma opção segura para alívio da queimação. A reação à substância é maior em pessoas com problemas no consumo de álcool, má nutrição ou doença renal. Além disso, pode causar constipação1.
Hidróxido de magnésio
A eficácia do hidróxido de magnésio é maior que a do hidróxido de alumínio, pois age rapidamente e neutraliza os ácidos e os desconfortos estomacais1.
Porém, o mineral é laxante. Para evitar episódios de diarreia, o consumo deve respeitar a dosagem máxima diária1.
📣 Atenção: pacientes com doença no coração, pressão alta ou doença renal precisam de orientação médica para consumir antiácidos com segurança1.
Estomazil tem antiácido?
Sim. O tradicional Estomazil efervescente em sachê tem três antiácidos na fórmula: bicarbonato de sódio, carbonato de sódio e ácido cítrico. Por isso, é indicado no tratamento da azia (acidez e queimação estomacal), dispepsia (sintomas de má digestão) e mal-estar4.
Com um triplo poder de ação, o medicamento promove o alívio dos sintomas por meio da neutralização do ácido gástrico. O bicarbonato de sódio tem rápida solubilidade e eficácia imediata, pois é rapidamente absorvido por via oral4.
Como tomar Estomazil corretamente?
Dissolva o conteúdo do envelope de Estomazil (5 g) em meio copo d’água, espere completar a efervescência e beba de uma só vez4.
Para aliviar a azia e má digestão, a dose contida em um sachê é suficiente. Caso seja necessário, repita a dose após 2 horas. Dessa forma, a dose máxima diária recomendada é de dois envelopes (10 g/dia)4.
Em caso de dúvida sobre o medicamento, procure orientação do farmacêutico. Se os sintomas continuarem, procure orientação de um médico para uma avaliação gástrica detalhada4.
Estomazil Efervescente: a qualquer hora!
Estomazil Efervescente é um antiácido que age contra azia, má digestão e estufamento4.
O pó se dissolve facilmente na água, o que agiliza o consumo a qualquer hora. Para melhorar a experiência, Estomazil tem três opções de sabor (abacaxi, guaraná, laranja), além da versão sem sabor4.
O estômago sentiu? Vá até a farmácia mais próxima ou peça em casa pelo aplicativo ou loja on-line da sua drogaria de confiança.
Estomazil. bicarbonato de sódio, carbonato de sódio e ácido cítrico. Indicações: alívio da azia, má-digestão e mal-estar, medicação antiácida. MS 1.7817.0039. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Novembro/2024.
6. HENDERSON, Robert P., PRINCE, Valerie T., Heartburn and dyspepsia. In: BERARDI, Rosemary. Handbook of Non-prescription Drugs: An interactive approach to self-care. 14Ed. Universidade de Chicago: American Pharmaceutical Association, 2004. 1370 p., cap. 15, 320-321p