O que é bom para gastrite? Entenda sintomas e causas

Após o diagnóstico, o médico o orientou a mudar hábitos alimentares para controlar o desconforto digestivo e, agora, você busca dicas do que é bom para gastrite?

Continue a leitura e conheça os sintomas e as causas da gastrite e os remédios indicados no tratamento para alívio dos desconfortos.

Resumo:

  • A gastrite é uma condição que provoca a inflamação do revestimento interno do estômago1.
  • As principais causas da doença são: infecção pela bactéria H. pylori, uso de medicamentos e consumo de bebidas alcoólicas3.
  • As dicas do que é bom para gastrite incluem a ingestão de alimentos anti-inflamatórios, alho, probióticos, comer porções menores e mudar o estilo de vida7.

Boa leitura!

O que é gastrite?

A gastrite é uma doença caracterizada pela inflamação do revestimento interno do estômago, que se manifesta de formas diferentes, desde casos leves e assintomáticos até os mais graves com sintomas persistentes. O quadro pode ser agudo ou crônico1.

Um estudo identificou que, entre 2019 e 2023, o Brasil registrou mais de 59 milhões de internações por gastrite e duodenite, com mais casos nas regiões sudeste e nordeste2.

Os números altos reforçam a gravidade da doença e de abordagens eficazes na prevenção e manejo da doença2. Por isso, saber o que é bom para gastrite e incluir os novos hábitos na rotina evita a piora da doença.

Quais são os sintomas da gastrite?

Existem casos em que a gastrite é assintomática3. A apresentação ou não de sinais evidentes depende da causa e os mais comuns são:

  • dor ou desconforto abdominal3;
  • náusea3;
  • vômito3;
  • má digestão (dispepsia)3.

Os casos mais graves, como o de gastrite erosiva, apresentam sintomas específicos, como fezes pretas e com odor acentuado e vômito com sangue ou material que parece borra de café4. Esses sinais são indícios de sangramento no trato gastrointestinal superior.

Por isso, se apresentar um ou mais sintomas frequentemente, busque orientação médica para descobrir a causa e saber o que é bom para gastrite.

Assim, o tratamento é eficaz e evita complicações, por exemplo, hemorragia, úlceras e a diminuição do canal de saída do estômago3.

O que causa gastrite?

A causa mais comum é a infecção por Helicobacter pylori, uma bactéria que inflama a parede interna do estômago e causa gastrite não erosiva3. Outros fatores que causam gastrite são:

  • uso de medicamento em longo prazo (ex: anti-inflamatórios não esteroides)3;
  • consumo de bebidas alcoólicas3;
  • disfunções no sistema imunológico3;
  • estresse3.

A idade é um fator de risco para gastrite, porque o revestimento do estômago fica mais fino naturalmente à medida que o corpo envelhece4. Por isso, observar sintomas e manter exames de rotina em dia, é fundamental.

Leia também >>> Principais sintomas de indigestão + o que fazer para aliviá-los?

O que é bom para gastrite?

A confirmação do diagnóstico demanda uma série de mudanças para combater a inflamação, aliviar os sintomas e recuperar a saúde do estômago. Veja a seguir o que é bom para gastrite.

1. Alimentos anti-inflamatórios

Como o estômago está sensível devido à inflamação, a mudança da dieta evita a piora dos sintomas, como dor de estômago e má digestão, que, de quebra, provoca azia e queimação após as refeições.

E o que é bom para gastrite nesse caso? Os alimentos anti-inflamatórios, pois contém substâncias que inibem ou bloqueiam a ação dos agentes inflamatórios6. Inclua na dieta os seguintes alimentos:

  • batata6;
  • frutas, como maçã, banana, mamão, pera, melão, frutas vermelhas6;
  • legumes e verduras, de preferência cozidos6;
  • peixes ricos em ômega 3 (ex: salmão, sardinha, arenque, cavala e truta)6;
  • sementes de chia e linhaça6;
  • temperos, como cúrcuma e açafrão6.

Para pacientes com intolerância à lactose ou glúten, a revisão da dieta é fundamental para cortar esses nutrientes e evitar a inflamação6.

2. Alho

O alho está na lista do que é bom para gastrite, especialmente para os casos em que a causa da doença é a bactéria H. pylori7.

O motivo é sua ação antibacteriana que auxilia no combate do agente infeccioso no estômago. Estudos clínicos obtiveram resultados positivos com o consumo de extrato de alho para matar a bactéria7,8.

A recomendação é esmagar uma cabeça de alho cru e beber o extrato ou comprar extrato de alho envelhecido pronto (alternativa potencialmente mais eficaz)7.

3. Probióticos

Os probióticos são microrganismos vivos que, quando ingeridos, melhoram a digestão e mantêm o funcionamento regular do intestino7.

Incluir um suplemento probiótico leva bactérias boas para o trato digestivo e impede a propagação de H. pylori, além de auxiliar na recuperação da saúde intestinal. Por isso, está na lista do que é bom para gastrite7.

As opções de alimentos fermentados que contêm probióticos são:

  • chucrute7;
  • iogurte7;
  • kefir7;
  • kimchi7;
  • kombucha (bebida)7.

4. Porções menores de comida

O que é bom para gastrite não se resume aos alimentos. O comportamento na hora das refeições é fundamental para evitar desconfortos digestivos, como a queimação7.

Por isso, em vez de fazer refeições volumosas, coma porções menores ao longo do dia. Assim, você reduz o estresse no trato digestivo7.

Esse hábito equilibra a rotina alimentar e evita longos períodos de estômago vazio, o que alivia os sintomas da gastrite7.

5. Mudanças no estilo de vida

A gastrite é um fator de risco para o desenvolvimento de câncer de estômago. Por isso, mudanças no estilo de vida são importantes para quem tem a doença7.

Se necessário, perca peso, incluindo o que é bom para gastrite com o apoio de um nutricionista. Além disso, eliminar o fumo e o álcool melhora os sintomas7.

Evite os analgésicos de venda livre, como aspirina e ibuprofeno, colabora positivamente com o quadro, pois essas substâncias danificam o revestimento do estômago ao longo do tempo7.

Tratamento e remédio para gastrite

O tratamento e o uso de remédio para gastrite dependem da causa da doença3.

Pacientes com H. pylori utilizam antibióticos para acabar com a infecção. Outro medicamento recomendado são os antiácidos, que neutralizam o ácido produzido e liberado no estômago3.

Sempre consulte um médico especialista para o diagnóstico e tratamento corretos.

Conheça o triplo poder antiácido de Estomazil

Estomazil pode ser uma opção segura para o tratamento da azia (acidez e queimação estomacal), dispepsia (sintomas de má digestão) e mal-estar9.

Devido a sua alta solubilidade, o organismo absorve o bicarbonato de sódio rapidamente via oral, por isso, sua eficácia na neutralização da acidez estomacal é rápida9.

Estomazil. bicarbonato de sódio, carbonato de sódio e ácido cítrico. Indicações: alívio da azia, má-digestão e mal-estar, medicação antiácida. MS 1.7817.0039. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Fevereiro/2025.

1. Azer SA, Akhondi H. Gastritis [Internet]. PubMed. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2023. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK544250/. Acesso em fevereiro/2025.


2. Celso Arai Filho, Dutra G, Moreira L, Fernanda M, Pedro Bodart Wagner, de Z, et al. Estudo epidemiológico das Internações por Gastrite e Duodenite no Brasil, entre 2019 e 2023. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences [Internet]. 2024. Disponível em: https://bjihs.emnuvens.com.br/bjihs/article/view/3019. Acesso em fevereiro/2025.


3. Vakil N. Gastrite [Internet]. Manual MSD Versão Saúde para a Família. Manuais MSD; 2023. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-digestivos/gastrite-e-%C3%BAlcera-p%C3%A9ptica/gastrite#Sintomas_v753765_pt. Acesso em fevereiro/2025.


4. Gastritis: Causes, Diagnosis, and Treatment [Internet]. Healthline. Disponível em: https://www.healthline.com/health/gastritis#symptoms. Acesso em fevereiro/2025.


5. Souza R. Gastrite ou dispepsia: Veja quais as causas, os sintomas e como prevenir [Internet]. CNN Brasil. CNN Brasil; 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/gastrite-ou-dispepsia-veja-quais-as-causas-os-sintomas-e-como-prevenir/. Acesso em fevereiro/2025.


6. Alimentos anti-inflamatórios ajudam a proteger o organismo - ASBRAN [Internet]. ASBRAN. 2022. Disponível em: https://www.asbran.org.br/noticias/897/alimentos-anti-inflamatorios-ajudam-a-proteger-o-organismo. Acesso em fevereiro/2025.


7. Home Remedies for Gastritis [Internet]. Healthline. 2018. Disponível em: https://www.healthline.com/health/home-remedies-for-gastritis#home-remedies. Acesso em fevereiro/2025.


8. Cellini L, Di Campli E, Masulli M, Di Bartolomeo S, Allocati N. Inhibition of Helicobacter pylori by garlic extract (Allium sativum). FEMS Immunology & Medical Microbiology [Internet]. 1996 Apr;13(4):273–7. Disponível em: https://academic.oup.com/femspd/article/13/4/273/502408. Acesso em fevereiro/2025.


9. Bula do produto ESTOMAZIL ® (bicarbonato de sódio + carbonato de sódio + ácido cítrico) [Internet]. Disponível em: https://www.estomazil.com.br/bula/bula-granulado.pdf. Acesso em fevereiro/2025.


Família Estomazil

Embalagem Pó Efervescente

Pó Efervescente

Sachê 5g Sabor Abacaxi

Onde encontrar Saiba mais
Embalagem Leite de Magnésia

Leite de Magnésia

Suspensão Líquida 100mL

Onde encontrar Saiba mais
Embalagem Pastilhas

Pastilhas

Pastilhas

Onde encontrar Saiba mais