
Conhece a linha, mas não sabe como tomar Estomazil corretamente? A família do produto tem quatro versões para atender a preferência de consumo de quem deseja aliviar a azia, má digestão e gases.
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir o conteúdo!
O frasco do granulado efervescente tem 100g. A versão efervescente em sachê está sempre à mão, seja no trabalho ou no passeio em família1,2.
As pastilhas são práticas, cabem no bolso ou na bolsa e não precisam de água, é só mastigar. Por fim, o novo leite de magnésia Estomazil é um antiácido laxante suave que alivia o desconforto gástrico3,4.
Neste artigo explicamos como tomar cada uma das versões de Estomazil da forma certa, o mecanismo de ação antiácidos estomacais e o uso caseiro de bicarbonato para má digestão.
Resumo:
- Existem diversas formas de tomar Estomazil. O sachê de 5g dissolve facilmente em água, a pastilha basta mastigar uma ou duas unidades e a dose do leite de magnésia para efeito antiácido é de 5 ml a 15 ml, duas a três vezes ao dia1,2,3,4.
- Os antiácidos estomacais neutralizam a acidez estomacal e, dessa forma, aliviam desconfortos, como azia e má digestão5.
- Usar bicarbonato para má digestão é uma solução caseira popular, mas o uso prolongado pode causar transtorno, como alcalose no sangue6.
Boa leitura!
Como tomar Estomazil?
Cada versão tem uma posologia específica. Ou seja, conforme a apresentação, o modo de uso e as recomendações variam.
Aprenda como tomar Estomazil granulado efervescente, sachê, pastilhas e leite de magnésia corretamente, conforme as orientações da bula, a seguir:
Estomazil granulado efervescente
O frasco do granulado efervescente contém 100g e duas opções: sem sabor e sabor abacaxi1. O passo a passo da posologia para adultos é:
- dissolver uma colher de chá (aproximadamente 5g) em meio copo d’água1;
- aguardar a efervescência completa1;
- beber o líquido de uma só vez1.
Para aliviar a azia e má digestão, a dose de 5g do granulado é suficiente. Caso seja necessário, repita a dose após duas horas1.
Vale destacar que a dose máxima diária recomendada é de duas colheres de chá, o que equivale a 10g por dia1.
A ingestão de grande quantidade pode causar eructação e distúrbios gastrintestinais, levar à sobrecarga de sódio e à alcalose metabólica, o que pode causar agitação, fraqueza, sede, diminuição da salivação, tontura, dor de cabeça, risco de hipotensão e taquicardia. Por isso, siga corretamente o modo de usar1.
Estomazil pó efervescente
A versão em pó efervescente vem em sachê de 5g. Ou seja, a embalagem vem com a dosagem recomendada para tomar rápido e a qualquer hora2.
O modo de usar para adultos é simples: dissolva o conteúdo de um envelope em meio copo d’água. Espere completar a efervescência e beba de uma só vez2.
A recomendação da bula é aguardar duas horas para tomar uma nova dose. Dessa forma, o limite diário é de dois envelopes (10g/dia)2.
A versão em sachê tem duas apresentações: com 25 e 50 envelopes de 5g. Além da quantidade, você escolhe entre as opções sem sabor, abacaxi, laranja e guaraná2.
Estomazil comprimido mastigável
Para quem gosta de praticidade, tomar Estomazil em pastilhas é a melhor alternativa. Essa versão é indicada para uso adulto e para crianças acima de dois anos3.
Existem duas apresentações disponíveis no mercado: embalagem com 20 comprimidos mastigáveis sabor abacaxi e com 250 cada, nos sabores abacaxi, limão ou menta3.
O modo correto de tomar é: mastigar de uma a duas pastilhas de cada vez, entre 30 minutos e 1 hora após as refeições ou antes de deitar3.
A dose máxima diária recomendada é de 10 comprimidos mastigáveis e o prazo limite de uso desta versão é de duas semanas3.
Leite de magnésia Estomazil
O leite de magnésia Estomazil é um lançamento é um antiácido e laxante leve disponível em dois tamanhos: 100ml e 300ml4.
Antes de tomar, agite bem a embalagem. Como essa versão tem duas finalidades a posologia é diferente para cada objetivo4. Confira:
- Para efeito antiácido: usar de 5 a 15 ml (1 colher de chá ou 1 colher de sopa), duas a três vezes ao dia4.
- Para efeito laxante: 30 a 60 ml (2 a 4 colheres de sopa)4.
Caso tenha dor abdominal persistente ou diarreia, o paciente deve interromper o uso deste medicamento e consultar o médico4.
Qual o mecanismo de ação dos antiácidos estomacais?
Os antiácidos estomacais, como Estomazil, agem no estômago para aliviar sintomas, como azia e má digestão1.
As substâncias da fórmula reagem de forma diferente em contato com o ácido clorídrico, componente do suco gástrico, secretado durante o processo de digestão. Essa associação garante a neutralização ácida mais tempo5.
Por isso, os antiácidos são medicamentos de venda livre (não precisam de receita) bastante utilizados5.
As fórmulas de Estomazil contém substâncias eficazes para neutralizar a acidez gástrica, como:
- bicarbonato de sódio + carbonato de sódio + ácido cítrico = em Estomazil granulado e pó efervescente1,2;
- carbonato de cálcio + hidróxido de alumínio + hidróxido de magnésio = em Estomazil em pastilhas3;
- hidróxido de magnésio 8% = em Leite de magnésia Estomazil4.
Por isso, aprender como tomar cada versão de Estomazil é uma forma eficiente de aliviar os desconfortos gastrointestinais, como azia, dispepsia (sintomas de má digestão) e mal-estar.
Como usar bicarbonato para má digestão?
Provavelmente, você já ouviu ou até já usou bicarbonato para má digestão. A substância está entre as fórmulas de Estomazil, por isso, realmente é um componente eficiente que auxilia no alívio da má digestão.
O bicarbonato faz parte do grupo de antiácidos absorvíveis. Ou seja, neutraliza rápida e completamente o ácido estomacal6.
Porém, por ser absorvido pelo organismo, pode causar alcalose, um transtorno de saúde em que o pH do sangue fica excessivamente alcalino (valores acima de 7)6,7.
O quadro causa irritabilidade, contração muscular, cãibras, formigamento nos dedos das mãos e dos pés e ao redor dos lábios6,7.
Fazer uso caseiro do bicarbonato não é proibido. Porém, apenas por curtos períodos (1 ou 2 dias). A dose diária é de ½ colher de chá (2g) dissolvida em um copo de água (250ml)6,8.
A opção mais segura para aliviar desconfortos gástricos é utilizar medicamentos seguros e com modo de uso claro, como Estomazil, que se destaca por suas fórmulas com antiácidos.
Leia mais >>> Para que serve Estomazil? Quais sintomas pode tratar?
A qualquer hora: Estomazil em sachê
Afinal, atualmente, a praticidade é palavra de ordem e com os cuidados com a saúde também é fundamental!
Seja para a família, para usar a qualquer hora ou ter sempre à mão, conte com o Triplo poder antiácido de Estomazil, disponível nas farmácias físicas e on-line confiáveis de todo Brasil.
Estomazil. Pó e Granulado efervescente. bicarbonato de sódio, carbonato de sódio e ácido cítrico. Indicações: alívio da azia, má-digestão e mal-estar, medicação antiácida. MS 1.7817.0039. Estomazil Pastilhas. Comprimido mastigável. carbonato de cálcio, hidróxido de alumínio e hidróxido de magnésio. Indicações: tratamento da acidez estomacal, dor de estômago, indigestão, epigastralgia, queimação, azia, má digestão e esofagite péptica. MS 1.7817.0094. Estomazil Leite de Magnésia. hidróxido de magnésio. Indicações: antiácido, laxante suave. MEDICAMENTO NOTIFICADO CONFORME RDC nº 576/2021. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Dezembro/2024.
1. Bula do produto Estomazil em granulado efervescente. Acesso em dezembro/2024.
2. Bula do produto Estomazil em pó efervescente. Acesso em dezembro/2024.
3. Bula do produto Estomazil em pastilhas mastigáveis. Acesso em dezembro/2024.
4. Bula do produto Leite de Magnésia Estomazil. Acesso em dezembro/2024.