Como tomar Estomazil? Aprenda a posologia correta

Conhece a linha, mas não sabe como tomar Estomazil corretamente? A família do produto tem quatro versões para atender a preferência de consumo de quem deseja aliviar a azia, má digestão e gases.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir o conteúdo! 

O frasco do granulado efervescente tem 100g. A versão efervescente em sachê está sempre à mão, seja no trabalho ou no passeio em família1,2.

As pastilhas são práticas, cabem no bolso ou na bolsa e não precisam de água, é só mastigar. Por fim, o novo leite de magnésia Estomazil é um antiácido laxante suave que alivia o desconforto gástrico3,4.

Neste artigo explicamos como tomar cada uma das versões de Estomazil da forma certa, o mecanismo de ação antiácidos estomacais e o uso caseiro de bicarbonato para má digestão.

Resumo:

Boa leitura!

Como tomar Estomazil?

Cada versão tem uma posologia específica. Ou seja, conforme a apresentação, o modo de uso e as recomendações variam.

Aprenda como tomar Estomazil granulado efervescente, sachê, pastilhas e leite de magnésia corretamente, conforme as orientações da bula, a seguir:

Estomazil granulado efervescente

O frasco do granulado efervescente contém 100g e duas opções: sem sabor e sabor abacaxi1. O passo a passo da posologia para adultos é:

  • dissolver uma colher de chá (aproximadamente 5g) em meio copo d’água1;
  • aguardar a efervescência completa1;
  • beber o líquido de uma só vez1.

Para aliviar a azia e má digestão, a dose de 5g do granulado é suficiente. Caso seja necessário, repita a dose após duas horas1.

Vale destacar que a dose máxima diária recomendada é de duas colheres de chá, o que equivale a 10g por dia1.

A ingestão de grande quantidade pode causar eructação e distúrbios gastrintestinais, levar à sobrecarga de sódio e à alcalose metabólica, o que pode causar agitação, fraqueza, sede, diminuição da salivação, tontura, dor de cabeça, risco de hipotensão e taquicardia. Por isso, siga corretamente o modo de usar1.

Estomazil pó efervescente

A versão em pó efervescente vem em sachê de 5g. Ou seja, a embalagem vem com a dosagem recomendada para tomar rápido e a qualquer hora2.

O modo de usar para adultos é simples: dissolva o conteúdo de um envelope em meio copo d’água. Espere completar a efervescência e beba de uma só vez2.

A recomendação da bula é aguardar duas horas para tomar uma nova dose. Dessa forma, o limite diário é de dois envelopes (10g/dia)2.

A versão em sachê tem duas apresentações: com 25 e 50 envelopes de 5g. Além da quantidade, você escolhe entre as opções sem sabor, abacaxi, laranja e guaraná2.

Estomazil comprimido mastigável

Para quem gosta de praticidade, tomar Estomazil em pastilhas é a melhor alternativa. Essa versão é indicada para uso adulto e para crianças acima de dois anos3.

Existem duas apresentações disponíveis no mercado: embalagem com 20 comprimidos mastigáveis sabor abacaxi e com 250 cada, nos sabores abacaxi, limão ou menta3.

O modo correto de tomar é: mastigar de uma a duas pastilhas de cada vez, entre 30 minutos e 1 hora após as refeições ou antes de deitar3.

A dose máxima diária recomendada é de 10 comprimidos mastigáveis e o prazo limite de uso desta versão é de duas semanas3.

Leite de magnésia Estomazil

O leite de magnésia Estomazil é um lançamento é um antiácido e laxante leve disponível em dois tamanhos: 100ml e 300ml4.

Antes de tomar, agite bem a embalagem. Como essa versão tem duas finalidades a posologia é diferente para cada objetivo4. Confira:

  • Para efeito antiácido: usar de 5 a 15 ml (1 colher de chá ou 1 colher de sopa), duas a três vezes ao dia4.
  • Para efeito laxante: 30 a 60 ml (2 a 4 colheres de sopa)4.

Caso tenha dor abdominal persistente ou diarreia, o paciente deve interromper o uso deste medicamento e consultar o médico4.

Qual o mecanismo de ação dos antiácidos estomacais?

Os antiácidos estomacais, como Estomazil, agem no estômago para aliviar sintomas, como azia e má digestão1

As substâncias da fórmula reagem de forma diferente em contato com o ácido clorídrico, componente do suco gástrico, secretado durante o processo de digestão. Essa associação garante a neutralização ácida mais tempo5.

Por isso, os antiácidos são medicamentos de venda livre (não precisam de receita) bastante utilizados5.

As fórmulas de Estomazil contém substâncias eficazes para neutralizar a acidez gástrica, como:

  • bicarbonato de sódio + carbonato de sódio + ácido cítrico = em Estomazil granulado e pó efervescente1,2;
  • carbonato de cálcio + hidróxido de alumínio + hidróxido de magnésio = em Estomazil em pastilhas3;
  • hidróxido de magnésio 8% = em Leite de magnésia Estomazil4.

Por isso, aprender como tomar cada versão de Estomazil é uma forma eficiente de aliviar os desconfortos gastrointestinais, como azia, dispepsia (sintomas de má digestão) e mal-estar.

Como usar bicarbonato para má digestão?

Provavelmente, você já ouviu ou até já usou bicarbonato para má digestão. A substância está entre as fórmulas de Estomazil, por isso, realmente é um componente eficiente que auxilia no alívio da má digestão.

O bicarbonato faz parte do grupo de antiácidos absorvíveis. Ou seja, neutraliza rápida e completamente o ácido estomacal6.

Porém, por ser absorvido pelo organismo, pode causar alcalose, um transtorno de saúde em que o pH do sangue fica excessivamente alcalino (valores acima de 7)6,7.

O quadro causa irritabilidade, contração muscular, cãibras, formigamento nos dedos das mãos e dos pés e ao redor dos lábios6,7.

Fazer uso caseiro do bicarbonato não é proibido. Porém, apenas por curtos períodos (1 ou 2 dias). A dose diária é de ½ colher de chá (2g) dissolvida em um copo de água (250ml)6,8.

A opção mais segura para aliviar desconfortos gástricos é utilizar medicamentos seguros e com modo de uso claro, como Estomazil, que se destaca por suas fórmulas com antiácidos.

Leia mais >>> Para que serve Estomazil? Quais sintomas pode tratar?

A qualquer hora: Estomazil em sachê

Agora que você aprendeu como tomar Estomazil, use quando precisar combater a azia, má digestão ou sensação de estufamento. Sempre que necessário consulte um profissional de saúde2.

Afinal, atualmente, a praticidade é palavra de ordem e com os cuidados com a saúde também é fundamental!

Seja para a família, para usar a qualquer hora ou ter sempre à mão, conte com o Triplo poder antiácido de Estomazil, disponível nas farmácias físicas e on-line confiáveis de todo Brasil.

Estomazil. Pó e Granulado efervescente. bicarbonato de sódio, carbonato de sódio e ácido cítrico. Indicações: alívio da azia, má-digestão e mal-estar, medicação antiácida. MS 1.7817.0039. Estomazil Pastilhas. Comprimido mastigável. carbonato de cálcio, hidróxido de alumínio e hidróxido de magnésio. Indicações: tratamento da acidez estomacal, dor de estômago, indigestão, epigastralgia, queimação, azia, má digestão e esofagite péptica. MS 1.7817.0094. Estomazil Leite de Magnésia. hidróxido de magnésio. Indicações: antiácido, laxante suave. MEDICAMENTO NOTIFICADO CONFORME RDC nº 576/2021. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Dezembro/2024.

1. Bula do produto Estomazil em granulado efervescente. Acesso em dezembro/2024.


2. Bula do produto Estomazil em pó efervescente. Acesso em dezembro/2024.


3. Bula do produto Estomazil em pastilhas mastigáveis. Acesso em dezembro/2024.


4. Bula do produto Leite de Magnésia Estomazil. Acesso em dezembro/2024.


5. Perfil de utilização de antiácidos por usuários da farmácia universitária da UFMG, Belo Horizonte (MG) [Internet]. Conselho Federal de Farmácia (CFF). Disponível em: https://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/12/inf36a40.pdf. Acesso em dezembro/2024.


6. Tratamento farmacológico da acidez gástrica [Internet]. Manuais MSD edição para profissionais. Manuais MSD; 2023. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/dist%C3%BArbios-gastrointestinais/gastrite-e-doen%C3%A7a-ulcerosa-p%C3%A9ptica/tratamento-farmacol%C3%B3gico-da-acidez-g%C3%A1strica#Anti%C3%A1cidos_v77992989_pt. Acesso em dezembro/2024.


7. Alcalose [Internet]. Manual MSD Versão Saúde para a Família. Manuais MSD; 2021. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-hormonais-e-metab%C3%B3licos/equil%C3%ADbrio-%C3%A1cido-base/alcalose. Acesso em dezembro/2024.


8. Higuera-de-la-Tijera F. Efficacy of omeprazole/sodium bicarbonate treatment in gastroesophageal reflux disease: a systematic review. Medwave. 2018 Mar 14;18(01):e7181–1. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29547594/. Acesso em dezembro/2024.


9. Gas and gas pains - Symptoms and causes [Internet]. Mayo Clinic. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/gas-and-gas-pains/symptoms-causes/syc-20372709. Acesso em dezembro/2024.


Família Estomazil

Embalagem Pó Efervescente

Pó Efervescente

Sachê 5g Sabor Abacaxi

Onde encontrar Saiba mais
Embalagem Leite de Magnésia

Leite de Magnésia

Suspensão Líquida 100mL

Onde encontrar Saiba mais
Embalagem Pastilhas

Pastilhas

Pastilhas

Onde encontrar Saiba mais